segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A Ascensão dos DracoPals



Olá Galera, como estão? Hoje venho trazer mais uma postagem para vocês :D Espero que gostem.

Quem já jogou com ou contra PePe sabe que o deck em si era absurdamente forte, do tipo que não se via a muito tempo, e foi por esse motivo que o deck ganhou espaço no metagame, pois possuía a força necessária para combater outros decks meta da atualidade, como por exemplo: Kozmo. Mas tudo isso mudou com o anúncio da banlist de “emergência” que a konami divulgou em fevereiro desse ano, onde 4 dos principais monstros do deck foram alvo de banimentos e limitações. Com isso, o deck perdeu força, mas foi muita força mesmo... tanto que não vejo mais muitas pessoas jogando com PePe, mas enfim, deixando toda essa melancolia de lado, venho falar de um deck que ganhou muito destaque no OCG e que tem ganhado diversos regionais por lá, esse são os Dracopals (Ou “PeDra”, que na verdade é um nome ridículo e não melhor que “PePe”, mas enfim...). Vale lembrar que esse deck também foi afetada pela banlist, mas não tanto quanto o PePe.

PerformapalSkullcrobatJoker-SDMP-EN-C-1E                  PerformapalMonkeyboard-BOSH-EN-C-1E

Pra começar vamos falar de duas figurinhas carimbadas do deck, que também faziam parte de PePe, que são nossos queridos Performapal Skullcrobat Joker e Performapal Monkeyboard, que foram limitados justamente por  buscarem um ao outro e consequentemente buscarem outros Performapals do seu deck, e no caso do Skullcrobat Joker, poder buscar cartas Odd-Eyes e Pendulum “Magicians”, e isso garantia a esses dois o status de buscadores natos, do deck, pois tendo um deles na mão é quase garantia de ter um +2 na mão e assim garantir uma invocação pêndulo em seu turno, e é por esse motivo que a limitação desses caras foi até merecida, pelo menos eu achei. E em Dracopals isso não é diferente, então você pode usá-los para buscar outros Performapals Pendulum de seu deck, como o Lizardraw ou o Guiturtle que possuem efeitos pêndulo relacionados ao saque de cartas, assim como boas escalas.

PerformapalPendulumSorcerer-BOSH-EN-ScR-1E        PerformapalSilverClaw-SDMP-EN-C-1E       PerformapalCamelump-CORE-EN-C-1E

Outros Performapals que podem ser muito úteis nesse deck são o Performapal Pendulum Sorcerer (No qual eu esperava uma limitação...), o Performapal Silver Claw e o Performapal Camelump. O Pendulum Sorcerer possui uma boa escala com um efeito pêndulo bacana (Porém dispensável) e um efeito de monstro sinistro que o torna outro buscador de Performapals, no caso, um buscador duplo que pode desencadear diversos combos no deck, seja em PePe ou em Dracopals, esse cara é muito útil, pois você pode destruir suas próprias zonas pêndulo para adicionar outros monstros pêndulo à sua mão, tendo assim, mais monstros em seu extra deck para uma invocação pêndulo posterior. Já o Performapal Silver Claw assume o papel de “beater” do arquétipo, com seus 1800 de ATK que podem subir para 2100 para declara ataque, possui também uma escala pêndulo favorável para o deck, assim como o Performapal Camelump, que também possui um efeito pêndulo interessante, possibilitando a um dos seus monstros causar dano perfurante. Cada performapal pode ser buscado de várias maneiras, através de seus próprios efeitos ou pelo efeito de cartas como a Wavering Eyes.

WaveringEyes-CORE-EN-C-1E       DracoFaceOff-BOSH-EN-C-1E

LusterPendulumtheDracoslayer-CORE-EN-SR-UE   MasterPendulumtheDracoslayer-BOSH-EN-SR-1E   VectorPendulumtheDracoverlord-DOCS-EN-SR-1E   RectorPendulumtheDracoverlord-SHVI-JP-SR

Os Dracoslayers e o Dracovelords também estão entre os principais monstros do deck, principalmente o Luster Pendulum, the Dracoslayer que com sua limitação tornou-se peça rara em qualquer deck DracoPal, entretanto, ele pode ser trazido ao campo por meios mais fáceis. Além da Wavering Eyes, você pode utilizar a Draco Face-Off para invocá-lo especialmente ou colocá-lo em sua zona pêndulo/extra deck de acordo com sua vontade ou poupá-lo e trazer um Master Pendulum, the Dracoslayer, já que esse é liberado a 3 e possui um efeito pêndulo de destruir ambas as zonas pêndulo, tanto a sua quanto a de seu oponente. Luster Pendulum, the Dracoslayer também possui um efeito pêndulo interessante, já que te possibilita buscar um monstro pêndulo de mesmo nome que o destruído, aumentando assim, o número de monstros pêndulo em seu Extra Deck. A Draco Face-Off também te possibilita invocar monstros Dracovelords, como o Rector Pendulum, the Dracoverlord ou o Vector Pendulum, the Dracoverlord, ambos com efeitos anti-pêndulo, o que pode atrapalhar bastante as jogadas de seu oponente caso ele utilize um deck pêndulo também. E em relação aos Dracoslayers de extra deck, podemos fazer uma breve análise de seus efeitos, que são de grande ajuda.

DinosterPowertheMightyDracoslayer-BOSH-EN-R-1E        IgnisterProminencetheBlastingDracoslayer-CORE-EN-UR-UE        MajesterPaladintheAscendingDracoslayer-DOCS-EN-UR-1E

Dinoster Power, the Mighty Dracoslayer: Protege seus monstros pêndulos e suas cartas na zona pêndulo de serem destruídas por batalha ou por efeitos, invoca monstros pêndulos "Dracoslayers" do Cemitério.

Ignister Prominence, the Blasting Dracoslayer: Permite que você embaralhe uma carta no campo de volta ao deck (sem fazer alvo), tendo que destruir seus monstros ou zonas pêndulo, invoca monstros "Dracoslayer" do Deck.

Majester Paladin, the Ascending Dracoslayer: Permite buscar um monstro pêndulo do deck ao final do turno no qual é invocado por invocação Xyz, invoca monstros pêndulos "Dracoslayer" virados para cima do Extra Deck (ao destacar um material).

Repare que um comba muito bem com o outro, podendo invocar ao campo "Dracoslayer" de diferentes lugares: cemitério, deck e extra deck. Vale ressaltar que todos eles são monstros excepcionais, que possuem funções defensivas, ofensivas e de busca, respectivamente.

PerformageTrickClown-CORE-EN-C-1E     PerformageHatTricker-CORE-EN-C-1E

Alguns Performages podem se encaixar nesse deck, principalmente para aumentar suas possibilidades de realizar invocações Xyz de Rank 4, como no caso do Performage Hat Tricker, que pode ser invocado facilmente ao haver 2 ou mais monstros no campo. O Performage Trick Clown também é um opção para facilitar essa mecânica de invocações Xyz de Rank 4. Lembrando que não são as melhores opções do mundo, mas podem sim ajudar, já que o Damage Juggler e o Plushfire foram banidos. No caso do Trick Clown, cuidado para não abusar de seu efeito, pois tomar 1000 de dano todo turno para revivê-lo pode não valer a pena, exceto se você possuir um Performage Trapeze Magician em campo, pois aí ele poderá prevenir esse dano. Os "Unpossessed" (nem sei se eles são de fato um arquétipo ou são apenas derivados) podem ajudar também caso você tenha muitos monstros Spellcaster em seu main deck, eu prefiro o Jigabyte e o Nefarious Archfiend Eater of Nefariousness, mas o Inari Fire pode ajudar também. A questão é: Performages + Unpossessed = Combo Maneiro, e isso pode te dar mais opções do que fazer quando as coisas ficarem difíceis.

GuidingAriadne-BOSH-EN-SR-1E

SolemnWarning-SDSE-EN-C-1E     SolemnStrike-BOSH-EN-ScR-1E     SolemnScolding-MP15-EN-ScR-1E

Outros monstros que podem dar uma turbinada legal nesse deck são: o todo poderoso Maxx “C”, que pode aumentar o "Draw Power" do deck, e que consequentemente pode fazer você virar o jogo. E a maravilhosa Guilding Ariadne, que possue efeitos super úteis, pois seu efeito pêndulo permite que você possa ativar counter traps sem precisar pagar pontos de vida (Hello Solemn's , My Old Friend) e seu efeito de monstro permite que quando destruída, até mesmo na zona pêndulo, você possa escolher 3 Counter Traps em seu deck, fazer com que seu oponente escolha uma e adicionar a carta escolhida à sua mão. Existem várias maneiras de destruir a Ariadne, uma delas é com o efeito pêndulo do Luster Pendulum ou o efeito de monstro do Performapal Pendulum Sorcerer, ou até mesmo com o efeito do Ignister Prominence.

Demais observações: Algumas builds utilizam o Rescue Rabbit em seu main deck, já que os Dracoslayers e Dracoverlords são monstros Normais (Exceto Luster e o Rector), além do Masked Chameleon e do Glow-up Bulb, mas isso vai da jogabilidade de cada um.

Monsters (25):

3x Guilding Ariadne
2x Master Pendulum, the Dracoslayer
2x Rector Pendulum, the Dracoverlord
2x Performapal Silver Claw
2x Performapal Pendulum Sorcerer
2x Performage Hat Tricker
2x Maxx “C”
1x Vector Pendulum, the Dracoverlord
1x Performapal Monkeyboard
1x Luster Pendulum, the Dracoslayer
1x Performapal Skullcrobat Joker
1x Performage Trick Clown
1x Jigabyte
1x Nefarious Archfiend Eater of Nefariousness
1x Performapal Camelump
1x Performapal Lizardraw
1x Performapal Guiturtle

Spells (10):

3x Draco Face-Off
2x Wavering Eyes
2x Twin Twisters
1x Dark Hole
1x Raigeki
1x Instant Fusion

Traps (5):

3x Solemn Strike
1x Solemn Warning
1x Solemn Scolding

Extra Deck (15):

2x Castel, the Skyblaster Musketeer
2x Ignister Prominence, the Blasting Dracoslayer
1x Dinoster Powerful, the Strong Dracoslayer (The Mighty Dracoslayer)
1x Majester Paladin, the Ascending Dracoslayer
1x Elder Entity Norden
1x Dark Rebellion Xyz Dragon
1x Number 103: Ragnazero
1x King of the Feral Imps
1x Number 82: Heartlandraco
1x Diamond Dire Wolf
1x Steelswarm Roach
1x Abyss Dweller
1x Gagaga Cowboy


Até a próxima, jovens duelistas.

Um comentário: